Vibrante e Atraente

Orla limpa, orla viva. Região costeira de Niterói: Problemas e soluções

Estudo sobre a problemática da poluição das praias do Município de Niterói, associando a questão do lixo marinha à ocorrência de patógenos, buscando um diagnóstico ambiental da zona costeira na busca de soluções que possam ser adotadas pelos agentes públicos.

O projeto é composto de três eixos temáticos: 1) a eficiência da coleta de lixo das praias das regiões da Baía de Guanabara e Oceânica; 2) a ocorrência de microplástico nos compartimentos das praias e 3) a ocorrência de microrganismos patogênicos associados ao lixo das praias e validação de um protocolo de monitoramento da “saúde” das areias.

Desta forma, ele irá mapear os problemas ambientais da orla de Niterói, tais como ocupações irregulares, existência de locais com erosão costeira, despejo de esgotos e limpeza das lagoas. Além disso, tem como objetivo diagnosticar e propor soluções para tais, criando estratégias para diminuir o impacto das atividades humanas nas praias do município.

A equipe envolvida no Projeto realizou avaliação da ocorrência de bactérias patogênicas nas areias e micro plástico nas praias do município. O trabalho foi desenvolvido em um projeto de pós-graduação ao nível de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros da UFF, estando pronto para realização da sua defesa e envio para publicação.

A partir dos dados obtidos até o presente momento, pode-se observar que a densidade de coliformes totais e fecais sofre variações entre cada um dos pontos, e entre os dois momentos de coleta. Durante a primeira campanha, na parte de preamar, foi constatado uma maior concentração de coliformes na praia de Itaipu; enquanto na parte do calçadão, a praia de São Francisco demonstrou uma elevada concentração de coliformes quando comparada as outras praias estudadas. No entanto, os dados obtidos durante a segunda campanha revelam maior concentração de coliformes totais e fecais na areia da praia de Piratininga, tanto na parte preamar quanto calçadão.

Devido a diferença nos resultados, faz-se necessário dar continuidade no processo de monitoramento e análises a fim de se obter maiores resultados para serem discutidos. Os resultados obtidos a partir do PCR quantitativo em larga escala revelam um grande número de genes de resistências tanto em areias quanto em microplásticos em todas as praias avaliadas. No entanto, nos microplásticos, o número e abundância de genes de resistência foram mais elevados do que na areia, o que revela o grande problema ambiental e de saúde pública.

• Finalizar o diagnóstico dos problemas ambientais das praias;
  • Dar continuidade no trabalho de determinação da eficiência da coleta de lixo;
  • Estudar um protocolo para monitoramento das bactérias patogênicas ocorrentes nas praias;
  • Realização de oficinas de trabalho e desenvolvimento de seminários visando o estabelecimento de monitoramento das praias de Niterói.

Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARSH)

Departamento UFF: Instituto de Biologia

Coordenador: Abilio Soares Gomes

Público – alvo: Frequentadores das praias de Niterói – moradores e turistas

Onde atua geograficamente: Praias da Baía e da Região Oceânica.

Equipe Envolvida: equipe composta por acadêmicos das áreas de Biologia, Microbiologia Marinha e Ecologia Marinha, sendo 2 docentes; 01 Pós-Doutorando nha; 01 aluno de mestrado; 01 aluno de Doutorado e 04 alunos de graduação.

O projeto tem como principal público alvo turistas e frequentadores das praias, em geral. Espera-se que com os resultados do projeto e com o monitoramento pretendido das praias, seus usuários tenham maior segurança relativo à saúde.

Coordenador Abilio Soares Gomes

Não se trata apenas de mutirões de limpezas, mas de uma rede forte e única de agentes que compartilham a visão de um mundo livre de resíduos. Durante os últimos anos, comprometida em garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e sadio a todos, a secretaria tradicionalmente participa desta ação anual, que ocorre em vários países ao redor do mundo.

Secretário Municipal de Meio Ambiente – Rafael Robertson

ODS: 14 – Vida na água

Objetivo PPA 2022-2025: Valorizar as belezas naturais, o patrimônio histórico, os artistas e os desportistas da cidade e estreitar o relacionamento com os municípios que compõem a região turística na qual o Município de Niterói está inserido, ampliando a possibilidade de promoção do turismo e a otimização de recursos financeiros, disponibilizando roteiros e atrativos turísticos seguros e acessíveis.

NQQ: O projeto está vinculado à área de resultado “Vibrante e Atraente”, tendo em vista que ele tem como seu escopo principal o diagnóstico e proposição de soluções para os problemas ambientais presentes na orla do Município de Niterói. Tal área de resultado tem como agenda a recuperação e conservação do meio ambiente, em que a despoluição Praias da Baía de Guanabara e Praias oceânicas se configuram como um grande símbolo de desenvolvimento sustentável do município.

Política Pública: O projeto participou do Clean Up Day, realizado no dia 17 de setembro de 2022 – Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias. As ações de limpeza aconteceram nas praias de Camboinhas, Itacoatiara, Itaipu, Piratininga (praia, lagoa e prainha), Boa Viagem, Icaraí, Jurujuba, Sossego, São Francisco (praia e mar), Charitas, Córrego da Viração e Córrego dos Colibris.