Vibrante e Atraente

A pesquisa tem, como Objetivos Gerais, em sua primeira etapa, inventariar os espaços/equipamentos públicos de lazer e esporte das cinco Regiões Administrativas de Niterói – Praias da Baía, Norte, Oceânica, Pendotiba e Leste, tais como: praças, quadras, museus, teatros, cinemas, centros culturais, campos de várzea, parques florestais, anfiteatros, hortos florestais, pistas de caminhada, vilas olímpicas e ginásios esportivos e identificar o nível de oportunidade de acesso aos equipamentos/espaços públicos de lazer e esporte dos habitantes residentes nas cinco regiões da cidade.

Em sua segunda etapa investigará as formas de apropriação desses espaços/equipamentos de lazer e esporte por parte das populações locais e do entorno. A pesquisa fará uso, em sua primeira etapa, de metodologia quantitativa/descritiva para a realização do levantamento, dos registros e da classificação dos espaços e equipamentos. Nesta etapa será aplicado o IDAC – Indicador de Desenvolvimento e Acesso Cultural (MELO e PERES et al, 2009) para identificar o nível de acesso dos moradores aos equipamentos/espaços. Na segunda etapa, será utilizada metodologia mista quanti-qualitativa, com utilização de questionário semiaberto, para captar, registrar e tabular os dados através de medidas de frequência, amparadas nos princípios da Estatística Descritiva.

Posteriormente serão analisadas e interpretadas as respostas dos informantes, por intermédio da teoria-técnica da Análise de Conteúdo. Pretende-se, com os resultados da investigação: produzir conhecimentos sobre possibilidades e condições de acesso da população de Niterói – crianças, jovens, adultos e idosos – aos direitos constitucionais do lazer e do esporte; ampliar e aprimorar os dados georreferenciados presentes no Geoportal Niterói e munir os gestores públicos na elaboração de políticas de construção, de modernização e de animação de espaços e de equipamentos públicos de lazer e de esporte.

Na 1ª fase do Projeto (Planejamento e Estudo) foi realizado o planejamento com toda a equipe da pesquisa, bem como o levantamento de documentos (junto aos órgãos específicos da Prefeitura Municipal de Niterói) e de bibliografia específica sobre políticas públicas de lazer e de esporte e sobre metodologia de pesquisa científica para capacitação da equipe de pesquisadores.

Na 2ª fase (Elaboração e Testagem) foi realizada a construção e testagem dos instrumentos que foram acionados no campo para a coleta de dados (questionário, banco de dados, formulário para construção da escala semanal de trabalho de campo, formulário de caracterização dos espaços/equipamentos, entre outros).

Da 3ª a 5ª fase, referente à fase de campo, foi produzido o inventário dos espaços/equipamentos de lazer e de esporte, aplicação do IDAC (Índice de Desenvolvimento e Acesso Cultural), além de aplicação de questionário junto aos usuários (sistemáticos e assistemáticos) dos espaços e equipamentos públicos de lazer e esporte e arquivamento dos dados da Região Leste, Região Oceânica, Região de Pendotiba, Região Praias de Baía e Região Norte.

Por fim, na 6ª fase do Projeto, a equipe de pesquisa atuou na realização do inventário,  aplicação do IDAC e aplicação dos questionários nas quatro regiões Administrativas restantes (Oceânica, Pendotiba, Praias de Baía e Norte).

• Realizar a Fase 7 do Projeto: análise e interpretação dos dados coletados por intermédio: a) do inventário dos equipamentos públicos municipais de esporte e lazer, b) da aplicação do IDAC Absoluto, na fase de campo e c) da aplicação dos questionários;
  • Iniciar Fase 8 do Projeto: fase da escrita do relatório final com os resultados obtidos na investigação;
  • Desenvolver Fase 9 do Projeto: fase de escrita do livro com todos os achados.

Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SMEL

Departamento UFF: Educação Física

Coordenador: Luiz Otavio Neves Mattos

Público – alvo: Gestores municipais de esporte e lazer e a toda a população de Niterói.

Onde atua geograficamente: Em todos os bairros de Niterói

Equipe Envolvida: 01 Coordenador, 10 Bolsistas Graduandos, 01 Graduanda Voluntária, 01 Doutorando Voluntário.

ODS: 3 – Saúde e Bem-Estar, 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Objetivo PPA 2022-2025: Viabilizar atividades esportivas em modalidades diferenciadas nos diversos polos distribuídos pela cidade, de forma a abranger todos os segmentos da população niteroiense, incluindo a população mais vulnerável.

NQQ: Área de Resultado “Vibrante e Atraente”, considerando que o esporte é um direito social de todos os cidadãos brasileiros, que contribui para a melhoria da qualidade de vida e transformação social da população e o projeto, ao realizar o diagnóstico relativo à quantidade e à qualidade dos espaços/equipamentos públicos de lazer e de esporte existentes em Niterói, assim como sua apropriação (ou não) pela população, oferece subsídios para a laboração/implantação/monitoramento de políticas públicas inclusivas referentes à esses equipamentos.

Introdução ao Lazer