Sobre o projeto
O projeto prevê a criação de um Centro de Estudos e Pesquisas em Prevenção de
Desastres (CEPPD), coordenado pelo Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF em conjunto com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia (SMDCG), com o objetivo de viabilizar a redução das vulnerabilidades e aumentar a resiliência de Niterói a desastres.
Os estudos e pesquisas desenvolvidos no CEPPD terão como propósito atender às necessidades da Prefeitura na elaboração e implementação de políticas públicas, metodologias, técnicas, capacitações, planejamentos e ações que ampliem a capacidade de resiliência, prevenção, preparação e resposta à desastres do município, além de catalisar as diversas iniciativas no âmbito da Prefeitura, por intermédio da SMDCG e UFF com foco em redução de risco em desastres.
O CEPPD funcionará como um “hub” interligando, por meio da pesquisa acadêmica, diferentes organizações, quando o tema estiver relacionado a redução de risco em desastres no município de Niterói. Os recursos serão aplicados em três áreas principais: pesquisa; espaço físico e equipamentos; e logística de transporte.
O que foi feito até aqui
Até o presente momento, a equipe do Projeto trabalhou na produção do Relatório Diagnóstico Situacional e Organizacional da Defesa Civil de Niterói, bem como na criação de um canal no Youtube, com conteúdo gerado pelo CEPPreD (3 webinários) de interesses da Prefeitura e da Universidade, para que todos possam acompanhar e entender suas atribuições. Tal canal pode ser acessado através do link disponível no box Conheça Mais.
Para divulgação de suas atividades, o Projeto vem realizando webinários sobre questões relativas ao seu escopo, além de contar com Seminários científicos realizados anualmente e defesa de dissertação, com posterior publicação de artigo.
Ademais, o projeto desenvolveu e aplicou um questionário nos voluntários para avaliação social dos membros de NUDECs De acordo
com a Lei, está previsto que os Municípios devem promover o treinamento de associações de voluntários para atuação conjunta nas comunidades. Esse é um importante trabalho de conscientização, integração e parceria com a sociedade, por exemplo, os Nudecs nas Comunidades, nos Condomínios e voltados à prevenção.
Fonte: Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói capacitados, além de elaborar um relatório acerca da pesquisa em campo do CEPPreD no desastre ocorrido em Petrópolis no início do ano.
Próximos Passos
- Capacitação de servidores da Prefeitura Municipal com foco em RRD (redução de
risco em desastres), além de prestar suporte técnico e científico ao Observatório
de Desastres da SMDCG; - Elaborar Modelos de Registro de Ocorrências, além de identificar necessidades de suporte ao programa de NUDECs, mapeando e priorizando necessidades da PMN;
- Criação de Página institucional na internet; a implantação do CEPPD e capacitação da comunidade para atuar em situação de crise.
- Elaboração e Revisão do Plano de Prevenção e Atuação em Situações de Crise facilitadas; suporte ao planejamento, organização e condução de simulados;
- Elaboração do Plano de Implementação do Plano de Prevenção e Atuação em Situações de Crise;
- Estudo sobre os riscos de desastres no município de Niterói para subsídio ao Plano de Prevenção e Atuação em Situações de Crise.
FICHA TÉCNICA
Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói – SMDCG
Duração: 36 Meses
Valor do projeto: R$ 363.320,14
Departamento UFF: Defesa e Segurança Civil
Coordenador: Airton Bodstein de Barros
Público – alvo: Servidores da SMDCG e a população municipal.
Onde atua geograficamente: Tanto pesquisas quanto aplicações de ferramentas e metodologias espalham se por todas as áreas suscetíveis a ocorrências de desastres.
Parcerias realizadas: Dra Carla Pratter (ex-professora do Hazard Reduction & Recovery Center na Texas A&M University, nos Estados Unidos) e Doutor Yosuke Yamashiki (Professor da Universidade de Kyoto, no Japão).
O projeto tem inovado ao colocar de forma tão próxima e dinâmica o Poder Público e a Academia. Assim
como a SMDCG de Niterói, o Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF tem um viés de geração e aplicação de conhecimento técnico-científico. Concretamente, Niterói ganha uma Defesa Civil mais capacitada, gerando ações preventivas, mitigadoras, de preparação e resposta mais efetivas. Enquanto a Universidade ganha a oportunidade de formar mestres em Defesa e Segurança Civil com maior contato com a prática em uma das melhores Defesas Civis do País. […]
Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:
ODS: 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 13 – Ação contra a mudança global do clima
Objetivo PPA 2022-2025 relacionado: Tornar a cidade mais resiliente a alagamentos, deslizamentos,mudanças climáticas e outros tipos de choques, bem como coordenar ações de preparação, prevenção, mitigação, resposta e recuperação para a proteção e defesa civil.
NQQ: Vínculo com o projeto “Niterói cidade resiliente”, considerando que sua atuação de caráter preventivo à desastres, com redução das vulnerabilidades e aumento à resiliência de Niterói, é compatível à estruturação de um plano de prevenção e atuação em situação de crises, com planejamento e atuação totalmente integrada em casos de emergência.
Política Pública: O escopo do projeto e seus produtos estão dialogando com as políticas públicas municipais no âmbito da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, tais como elaboração e implementação de metodologias, técnicas, capacitações, planejamentos e ações que ampliam a capacidade de resiliência, prevenção, preparação e resposta à desastres do município, como o Observatório de Desastres (OD) e o Núcleo de Defesa Civil (NUDEC).